REDE REGIONAL DE CIDADANIA ATIVA LANÇA PROGRAMA “ TROCO SOLIDÁRIO” EM PARCERIA COM A ACIAP DE CAPÃO BONITO – SP

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Aconteceu na última quinta feira dia 26 de outubro no auditório da Secretaria de Educação de Capão Bonito durante Reunião de Trabalho da ACIAP de Capão Bonito o lançamento oficial do “Programa Troco Solidário” uma parceria entre a Rede  Regional com a ACIAP e com patrocínio do Banco Boa Vista e apoio da CIA Suzano.

O Programa Troco Solidário foi instituído pela Rede Regional de Cidadania Ativa em parceria com a ACIAP Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Capão Bonito para todo o território de Capão Bonito com os seguintes objetivos:

  1. a)Fomentar a solidariedade no município participante para com as Organizações da Sociedade Civil associadas a Rede;
  2. b)Captar recursos para que as organizações da sociedade civil possam desenvolver plenamente suas finalidades estatutárias;
  3. c)Fortalecer a imagem do comercio local através de uma ação solidaria que engloba todas as organizações da sociedade civil do município, dando oportunidade para os consumidores optarem por um estabelecimento mais justo e solidário.
  4. d)Oportunizar através do Programa Troco Solidário a fidelização de clientes conscientes e atentos para as questões sociais que afetam a sociedade local.
  5. e)Com a participação no Programa Troco Solidário o comercio local estará participando ativamente do fortalecimento de todas as organizações da sociedade civil do município, evitando doações pontuais e permitindo assim o planejamento de ações efetivas.
  6. f)O Programa Troco Solidário não tem custo direto para o comerciante.  Tudo o que o empresário precisa é da formalização do pedido junto a ACIAP local e instruir seus funcionários para divulgar o programa junto aos seus clientes. Mensalmente um funcionário autorizado da Rede visitará o comercio participante do Programa Troco Solidário para recolher o valor depositado na urna e emitirá o recibo de doação equivalente ao valor arrecadado que depois de contabilizado poderá ser consultado no ícone transparência do Portal de Rede rederegional.org.br.
  7. g)O comércio tem hoje claramente um problema com o troco. Há falta de moedas e notas de pequeno valor no mercado e existem restrições legais para dar balas ou outros produtos como troco, pois, são considerados prática abusiva ou venda casada. O comerciante inclusive pode ser obrigado a reduzir o preço do produto na impossibilidade de não ter o troco no estabelecimento. Participando do Programa Troco Solidário este problema acaba e ainda gera benefícios aos projetos sociais do município.

 

O Programa Troco Solidário é uma iniciativa social que tem se popularizado pelo Brasil. Cada vez mais lojistas e empresários tem visto nessa campanha a oportunidade de incentivar seus clientes a doarem aqueles centavos que podem não fazer falta para alguns, mas que fazem toda a diferença para o custeio dos projetos e programas sociais das organizações da sociedade civil.

O Programa Troco Solidário visa destinar o troco das compras realizadas pelos clientes nos estabelecimentos parceiros, para organizações da sociedade civil associadas à Rede. A dinâmica é bem simples, o atendente só precisa perguntar se o consumidor aceita doar os centavos que sobraram de suas compras ao Programa Troco Solidário da Rede Regional de Cidadania Ativa e aceitando, receberão o valor equivalente em moedas da Rede especialmente criadas para este fim. Num ato verdadeiro de doar, os clientes depositam essas moedas na urna próxima do caixa finalizando assim o processo.

As doações de todos os estabelecimentos participantes do Programa Troco Solidário serão depositadas mensalmente em uma conta bancária especifica da REDE REGIONAL DE CIDADANIA ATIVA e posteriormente esses recursos serão destinados aos projetos sociais das organizações filiadas, mediante regulamento próprio. A Rede manterá a transparência dos valores arrecadados e seu destino, que poderão ser consultados no Portal Transparência da Rede Regional de Cidadania Ativa.

Veja também