Cópia de IMG_1392

PICO DAS CONCHAS X-TREME mais um grande sucesso com a marca da Rede Regional de Cidadania Ativa

Aconteceu neste último final de semana dos dias 22 e 23 de junho o Pico das Conchas X-Treme um evento de esporte de aventura com adrenalina e emoção… e muita lama!

Pela primeira vez nossa região pode ver um evento com tantas modalidades de esportes de aventura sendo praticadas junto ao público, de maneira segura e organizada.

Tivemos um passeio Ciclo turístico saindo de Capão Bonito, provas de MTB com o Conchas X-treme Montain Bike, de Jeeps com o Short Raid 4×4 e um demonstrativo de Moto enduro, ficou faltando apenas a equipe do Voo Livre Rock Fly que em virtude da mudança de data devido ao cancelamento dos dias 18 e 19 de maio ocorrido por conta das condições climáticas não puderam participar por conta de compromissos pré-agendados na nova data.

A Rede e sua equipe de colaboradores idealizaram todo o evento e com o apoio das Prefeituras de Capão Bonito e de Ribeirão Grande e fez acontecer uma grande Festa  que aconteceu no Sítio do Ageu, no bairro das Conchas, bem na divisa dos dois municípios.

Com a  aprovação total dos participantes e do público presente, o evento veio para ficar e com certeza vai tornar-se a marca da aventura em nossas cidades.

No sábado (22/06) tivemos o reconhecimento dos trajetos tanto por parte dos ciclistas como dos jipeiros e motociclistas. Mas as coisas esquentaram mesmo foi no domingo (23/06) com início das competições. Pela manhã tivemos a prova de MTB que foi organizada pela equipe da Copa Sudoeste de MTBike comandada pelo nosso parceiro Luiz Sonvesso e que contou com a presença de ciclistas de vários municípios da nossa região perfazendo um trajeto de aproximadamente 30 km por paisagens exuberantes de nossa inclusive com a subida forte atravessando o Pico das Conchas, foram 10 categorias masculinas e femininas de participantes e uma especial kids ocorrida durante a premiação para agradar aos futuros ciclitas. Ainda pela manha tivemos a saída de Capão Bonito do Passeio Ciclo Turístico passando por paisagens e belezas naturais, rios com águas cristalinas, montanhas verdes e muitas outras…

A Rede Regional de Cidadania Ativa produziu dentro do seu projeto de artesania sustentável os troféus baseados no Pico das Conchas e estes foram entregues aos campeões das provas e o público pôde acompanhar de perto e em tempo real toda a emoção da prova em um telão especialmente montado pela organização mostrando toda competência e profissionalismo de quem realiza uma das principais provas nacionais de Montaim Bike a Copa Sudoeste de MTB.

A tarde de domingo começou em clima de Rock and Roll com as apresentações das nossas Bandas de Rock locais e que ditaram o ritmo da emoção do Short Raid 4X4, uma sensacional prova para veículos 4X4 e para as motos do enduro…

As provas foram realizadas em sistema contra o relógio sendo declarado o vencedor o piloto mais rápido, ousado e corajoso ao enfrentas a pista de lama especialmente construída para este evento e que encantou todos os participantes pelo seu traçado e pelo grau de dificuldade com suas curvas inclinadas, mesas e pegadinhas cheias de agua e muita lama… Tudo isso sob incentivo do publico que se divertia muito com os encalhes e enroscos dos jeeps e das gaiolas e nestes momentos aplaudiam a solidariedade dos demais participantes que mostrando solidariedade e amizade promoviam o desencalhe dos veículos em dificuldades…

Neste cenário abençoado e ensolarados, o Pico das Conchas X-Treme, recebeu público de várias cidades, que puderam curtir um final de semana super agitado em um dos pontos turísticos mais bonitos de toda a região, que conta com uma natureza exuberante extremamente preservada.

A Prefeitura de Capão Bonito ainda  disponibilizou um veículo que durante todo o final de semana vez passeios guiados ao  pico  dando a oportunidade a todos e de forma gratuita poderem conhecer e curtir uma das vistas mais lindas de toda nossa região.

Paralelamente a toda adrenalina e emoção dos eventos a Rede Regional de Cidadania Ativa colocou a disposição de todos os participantes a sua já conhecida e famosa Praça de Alimentação com comidas típicas como nossos tradicionais lanches de linguiça defumada artesanal e de pernil, e os deliciosos pasteis, as bebidas e o nosso Chopp geladíssimo da Germânia.

Com certeza o PICO DAS CONCHAS X-TREME foi um sucesso total e mostrou que nossa região tem gente competente e engajada que podem e sabem organizar um evento desta magnitude. A semente foi plantada e seus frutos serão colhidos já nas próximas edições. Um evento sério, bem organizado, que contou com a participação dos Poderes Públicos dos Municípios de Capão Bonito e Ribeirão Grande, da Sociedade Civil Organizada, que ouviu os participantes e aqueles que conhecem bem as modalidades, que contou com a grande presença do público, que foi destaque na impressa regional só pode ser sucesso. O Turismo, a Cultura, o artesanato e a culinaria de toda região serão parte desse sucesso alcançado pelo Pico das Conchas X-treme… Nossos hotéis, pousadas, bares e restaurantes comercio em geral todos só tem a ganhar com iniciativas como estas. O cancelamento da primeira tentativa de realização atrapalhou um pouco mas não ofuscou em nada a participação e realização. Todos os envolvidos estão de parabéns por tudo que foi feito. Não vamos agradecer ninguém de forma individual por corrermos o risco de esquecer alguém e com satisfação podemos afirmar que foi um evento onde o coletivo prevaleceu e é assim que nós da Rede gostamos que as coisas aconteçam…

A final, juntos somos mais fortes….

PHOTO-2019-07-15-16-51-56

Rede Regional de Cidadania convida todos os Presidentes de todos Conselhos Municipais de Capão Bonito para um Café da Manhã

Na manhã do último dia 26 de junho de 2019, a Rede Regional de Cidadania Ativa de Capão Bonito promoveu um café da manhã com todos os presidentes de Conselhos Municipais da cidade de Capão Bonito. Foram convidados os presidentes dos Conselhos de Assistência Social, Conselho de Saúde, Conselho de Educação, Fundeb, Conselho da Criança e do Adolescentes, Conselho do Desenvolvimento Rural, Conselho dos Esportes, Conselho das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, Conselho da Cidade, Conselho do Turismo, Conselho do Idoso e do Conselho do Meio Ambiente.

Infelizmente, nem todos puderam atender ao nosso convite e deixaram de participar, mas os que participaram puderam de uma forma descontraída e objetiva entender o que é a Rede e como é o seu funcionamento.  O presidente da Rede Regional de Cidadania Sr. Ary Russo traçou uma breve relação entre os interesses das organizações e as suas participações nos conselhos municipais e no exercício do controle social. A Sr. Leila Novak, consultora da Rede disse da importância das capacitações para os conselheiros de todos os conselhos e falou que a Rede está trabalhando para realizar algumas ações neste sentido.

O Sr. Eder Danilo de Queiroz, secretário de planejamento da Prefeitura de Capão Bonito e também presidente do Conselho da Cidade falou da importância das participações da sociedade civil organizada e também da qualificação destas participações. Disse que o poder público enxerga estas participações como benéficas e as parcerias que advém destas são muito importantes na construção das políticas públicas no município. Ary Russo falou que a Rede tem trabalhado muito para a construção de um diagnostico socio ambiental completo do Município e com destinação dos recursos da emenda impositiva do Vereador Alan Galvão acredita que ainda este ano poderemos ter uma importante ferramenta de apoio as todas as políticas desenvolvidas no município.

A Rede acredita que esta aproximação com todos os conselhos públicos pode ser de grande valia no desenvolvimento de toda sociedade civil organizada e no pleno exercício do controle social local.

PHOTO-2019-07-15-16-12-50

As relações entre o Poder Público e o Terceiro Setor segundo as normas estabelecidas pelo Novo Marco Regulatório e pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo são tema de palestra realizada pela Consultoria Jurídica da Rede Regional de Cidadania Ativa.

Que fatores contribuem para a ocorrência de erros e ilegalidades na gestão pública em suas relações com a sociedade civil organizada? Quais deles podem ser evitados e de que forma? Levantar indagações desse tipo e refletir sobre possíveis soluções também é parte do trabalho da Rede Regional de Cidadania Ativa, que tem atuado de forma a trazer estas informações a todas suas filiadas como forma de podermos ter um terceiro setor sabedor de seus direitos, deveres e obrigações.

Estes temas foram abordados na palestra realizada no último dia 26 de junho de 2019 no Centro Municipal de Convenções por nosso Consultor da área Jurídica Dr. Wellington Bandoni Lucas  e contou com a presença  de Organizações Sociais de Capão Bonito, Itapetininga, Guapiara e Apiai e também da equipe técnica da Prefeitura de Capão Bonito.

A capacitação de gestores das organizações e de suas equipes acabam por trazer um duplo retorno à sociedade e poder público. Primeiro, de forma imediata, espera-se a redução dos equívocos técnicos na execução orçamentária ou na formulação de um edital de licitação, por exemplo. Segundo, em um efeito indireto, mas não menos importante, órgãos de controle e cidadãos ganham ainda mais legitimidade para cobrar retidão e excelência de agentes políticos e servidores.

Nos próximos meses acontecerão novas palestras sempre com temas atuais de interesse das Osc´s e que visão a capacitação de todos para uma gestão eficiente e transparente  de suas organizações estando aptos a um relacionamento saudável com o poder público em todas as suas esferas.