A Rede...

Quando o pescador estendeu sua rede na água percebeu que ela se deitava espraiada e tentava sempre alcançar o espaço mais amplo que podia.

Ele olhou, analisou e viu que nenhum NÓ desta rede estava acima dos outros, nem era mais importante que os outros. Nenhum NÓ podia pensar nos outros como competidores, adversários ou inimigos. Todos eram igualmente necessários.

E cada NÓ sabia que ao fazer parte desta rede estaria fortemente ligado a mais quatro NÓS ao seu redor que por sua vez estavam ligados a quatro outros NÓS numa progressão exponencial para formar a rede.

Portanto entendeu que cada NÓ tem consciência de sua responsabilidade por si, pela sua ligação com os NÓS seus vizinhos e assim pela integridade de sua rede inteira.

Cada Nó é único...

Cada NÓ sabe que é único e que os outros NÓS também são únicos.

É esta diversidade de NÓS que no final formam a unidade da rede.
Quando o pescador para e reflete sobre esta maravilhosa e simples complexidade, lagrimas de emoção escorrem de seus olhos.

A rede existe e esta ali a sua frente.

Ele passa a amar a rede, pois percebe ser ela obra dele e vê o quanto ela é bela e eficaz no seu dia dia. Ela reflete a maravilhosamente simples complexidade que ela é…

Como nasceu a Rede Regional de Cidadania

Constituída em fevereiro de 2012, a REDE REGIONAL DE CIDADANIA ATIVA, nasceu do desejo comum de várias organizações socioambientais de transformar a realidade da cidadania na cidade de Capão Bonito e região, ao promover ações que pudessem  contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento das instituições associadas e que atendessem aos anseios da sociedade de Capão Bonito e região, promovendo maior qualidade no atendimento à sociedade.

Inicialmente constituída por pessoas jurídicas sem fins lucrativos e em 2018  acrescentando a categoria de artesão pessoa física, como associado, atua no âmbito regional no Sudoeste do Estado de São Paulo.

Frentes de atuação da REDE:

  • FOMENTO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS 
  • FOMENTO AO DESENVOLVIMENTO DO ARTESANATO REGIONAL

 

Principais parceiros